sábado, outubro 14, 2006

Filosofia de Artes Marciais segundo Marley Mendonça

A arte marcial é diversidade, são milhares de escolas , o equilibrio opera com vistas a manter um fim comum a qualidade de vida para todos, a essencia esta na diversidade cada escola com sua função indispensavel, todos compartilham responsabilidades diferentes, trata-se de um sistema de alternancia entre o equilibrio e desequilibrio que nada escapa na biodiversidade , a busca da harmonia e é alcançada pelos diversos caminhos sem a necessidade de unicidade pois muitos são os caminhos que chegam a um mesmo fim, a paz e harmonia do praticante.

A terra é um organismo vivo, com todo o seu ecossistema e biodiversidade, e a vida tal conhecemos constitui parcela de seu processo . Atos de criação e destruição , vida e morte continuam invisiveis para a relativa insensibilidade da percepção humana, as veze ignorados na sua plenitude, toda ideia flui através do ego distorcido individual e arte marcial ameniza e encaminha o ser para um caminho de seu auto conhecimento.

A arte marcial é dado a poucos o caminho da sabedoria, pois ouvireis e não compreendereis; vereis e não percebereis, assim é o ensino e seus segredos.

O caminho da arte marcial não é um caminho facil, não é um caminho para preguiçoso; é um caminho áspero, marcado pelo trabalho, pelo suor e pelas dores reais, pois o conflito tem que ser experimentado e compreendido. A experiencia fisica é exigente e frustante, onde através da luta é subjugado o ego atraves da derrota e da vitoria, entretanto,é também um caminho animado pela intensidade do desafio, pois este é o caminho da evolução espiritual.

O estudo das artes marciais, são fundamentos da criação deste universo, e os principios do fogo, da agua, do ar, da terra, forças que criaram o fluxo de energia da natureza, e o movimento das galaxias. Tudo isto faz a estrutura universal como forças da vida, reação nuclear, eletromagneticas, gravidade, um ecossistema num ciclo de vida, experimental atraves da pratica da arte.

Aproximar se de Deus, é transpor o abismo,derrubar oposiçoes entre nos e as nossas circunstancias, o que nos levara a percepção da unicidade da vida e o todo, este é um caminho da Arte Marcial.

A arte marcial nos leva a experiencia do conflito, o que não é bom nem mau, é apenas o oposto da harmonia,é um degrau para a criatividade e harmonia.
A arte marcial nos leva atraves do suor, da dor, das dificuldades, do trabalho e treinamento constante á conciencia de nossos limites fisicos, da nossa força, da nossa participação no todo, que não estamos sozinhos em lugar algum e não estamos com tudo somente por estar rodeados de muita gente, mas que nossa existencia é transformadora conectada a tudo e a toda vida existente e, como tal deve ser respeitada e admirada e sentida na sua essencia .

A arte marcial nos leva a adversidade não é bom nem ruim, são apenas vivencia de opostos que nos leva a desafiar nossos conceitos aparando as arestas negativas ou positivas de nossas atitudes, não nos leva a ser icones, tambem não nos leva a ser paria, apenas é o caminho de tensão e pressão de treinamentos com aperfeiçoamento constante e a descoberta de nossos limites levando nos ao criador.

A arte marcial consiste em constante treinamento, continuidade, a essencia não esta na força ou na flexibilidade, nas vitorias ou derrotas, em ser ou não ser algo, mas na continuidade de um processo transformador, concientizando diante dos conflitos na busca da harmonia.

A arte marcial nos leva ao caminho da conciencia da vida como processo, uma atividade universal com constante mudança, nada permanece o mesmo , mudando a cada segundo , vivenciado uma unica vez. A noite transforma em dia, o alimento colhido na terra, alimenta o comensal que por sua vez entra em uma cadeia alimentar que encerra se no final na terra, origem e fim da transformação , que faz parte de outro ciclo universal macro e micro da vida.

A arte marcial vista com discernimento da racionalidade nos leva ver os extremos, como verdade, por vez acha se que um campeão, ou faixa preta, ou mestre, ou arbitro sob os louros da vitoria é o resultado, mas são etapas do caminho ,separações e divisoes de um todo segmentado no qual opostos estão em conflitos, no momento que toma se conciencia da unicidade, que a felicidade e desventura, amor e odio, moralidade e imoralidade so tem significado em relatividade uns com os outros, e tem sentido somente para quem o vivencia , percebe se os opostos surgem como unidade da metamorfose da vida.

A conciencia de unidade onde ar que respiramos, a agua que tomamos, o alimento que nos alimenta, são fruto unico transformados em metaforse constante da vida, observamos que é dificil crer que uma lagarta, é o casulo que é a borboleta, mas em si um mesmo seres tão diferente na sua metamorfose, assim é o caminho da arte marcial que nos leva a esta conciencia do unico.

As artes marciais ensinam o amor e proteção a todas as coisas como essencia sem preconceitos e abraça igualmente toda a criação.

A conciencia do ecossistema e biodiversidade , são fundamentos para busca da harmonia e respeito a vida ensinado nas artes marciais.
O caminho da arte marcial é um caminho intuitivo, não existe leis escritas nem doutrinas rigorosas, há necessidade de conciencia do certo e errado , para buscar a harmonia e o respeito pela vida.

A filosofia da arte marcial nâo são estudadas somente pela intelectualidade , mas como integração do intelecto,da emoção, e da força fisica integrada ao estilo de vida e aplicadas naturalmente ao cotidiano.

O caminho da arte marcial tem diferentes escolas, multiplo, complexo mas todas levam a verdade unica.Há aqueles que tenta a unicidade do multiplo, estes não entendem a verdadeira razão , que para chegar em si há diferentes e inumeros caminhos.

Se esquecemos a gratidão nossas vidas nada valem, se esquecemos o processo vital do universo, nada pode nos proteger, a tecnica marcial nos possibilita, o equilibrio emocional pautado em vitorias e superação das derrotas, conquistando um vida pela devoção a seus principios, de conhecimento do certo e do errado e o constante treinamento pessoal na busca da educação e aperfeiçoamento constante na sociedade.
A reverencia e a compreensão de Deus como principio criador universal sem nenhuma referencia sobre religioes seitas ou crendices , há que ter uma clareza espiritual que ultrapasse a nossa compreensão comum do mundo, como benção de ter a possibilidade de viver neste universo.

O artista marcial acima de tudo deve cultivar a compaixão, na busca de um mundo fertil para a paz e proteger todas as formas de vida.

A arte marcial consiste em instalar uma nova vida na força vital original do todo, a qual dá nascimento a todas as coisas. A harmonia, amor e cortesia são essenciais como fundamento desta nova ordem na vida de cada um praticante.

A arte marcial leva a um processo artistico de ensino aprendizagem , ela penetra em um mundo mais profundo da essencia do ser humano, no qual todas a formas de coisas vividas, apreendidas no conhecimento, a percepção do meio em que esta inserido e suas circunstancias, fluem juntas, e onde a harmonia da alma e do tudo e todo possui seu resultado na realidade concreta de vitorias.

Artistas com grande habilidade, não significa perfeição artistica. Ela representa um meio continuo ou um reflexo de algum passo no densevolvimento psiquico, cuja perfeição deve ser encontrada não somente no seu aspecto e no formato, mas deve irradiar da alma humana do artista.

A Arte Marcial é o caminho para o absoluto e para a essencia humana.O objetivo é abertura de todas as capacidades humanas , pensamento, sentimento, vontade, ação e reação para o ritmo da natureza interna e externa; assim haverá integração do homem e seu meio ambiente em um ecossistema perfeito.

A Arte da Vitoria é arte marcial levando a uma paz espiritual, como luz ao alvorecer, o artista usa sua atividade diaria para tornar se um vencedor na vida e, então, vivenciar a arte da vitoria, equilibrando suas emoçoes, com sua força fisica , como mestres da vida, é na essencia da espirito.

Na arte marcial a criação do artista é processo interno a Arte da Vitoria sobre seu intelecto , suas emoçoes e seu fisico , todos os movimentos, todas as respirações significam um passo no caminho para beleza da alma

A arte marcial demanda dominio completo das emoçoes e das tecnicas desenvolvidas pela repetição e depois por sua reflexão nas emoçoes .

A arte Marcial esclarece a liberdade do individuo e seus movimentos .

A expressão da Arte Marcial sem emoção , são movimentos vazios, são como palavras vazias.

A expressão da Arte marcial é uma exibição do artista, com sua beleza, educação e compostura. Por trás de todos os movimentos, esta sua disciplina intelectual, seu equilibrio emocional e sua força fisica.

A arte marcial é uma expressão da vida e transcende o tempo e o espaço;devemos empregar nossa propria essencia através da arte para oferecer uma nova forma e um novo significado para a natureza humana ou para o mundo.

A arte se revela no entendimento interior da essencia das coisas e da formas á relação do homem com a natureza do absoluto.

O objetivo da arte é projetar uma visão interior para o mundo; declarar, em uma criação estetica, o espirito mais intimo e as experiencias pessoais de um ser humano. É permitir que essas experiencias sejam inteligiveis e geralmente reconhecidas da estrutura total de um mundo ideal.

Esvazie sua mente para que que possa apremder. Torne se vazio para ganhar a totalidade.

Remova toda sujeira que tenha acumulado e revele a realidade em sua essencia, em sua equidade ou em sua nudez, na busca do equilibrio .

A verdadeira realidade é a essencia do pensamento, e o pensamento é a função da verdadeira relidade.


Agradeço os ensinamentos do Juice Sagara Sensei "in memorian", pela sua visão tridimensional da arte das mãos vazias.

2 comentários:

Anônimo disse...

Pai, verifica se essa mensagem chegou no seu email. é um comentário no blog.

Anônimo disse...

olÁ me chamo Alice MIranda sou estudante Universitária. Estou fazendo uma pesquisa, em caráter de urgência e li seu blog e gostaria de saber se vc tem algo para me ajudar em relação à psicologia das cores nas artes marciais. Agradeceria se tivesse resposta até amanhã.

Meu email é alice.miranda@yahoo.com.br
Desde já agradeço.