quarta-feira, outubro 04, 2006

ESPORTE DIREITO SOCIAL

O esporte de luta como direito social

Partindo do principio que a incorporação do desporto ao plano constitucional é fruto da evolução dos direitos sociais e deveres público , o desporto brasileiro ganhou á partir da carta magna de 1988 mais consistência e expressão no sentido da harmonia, da liberdade e da justiça social .
No art 217 da CF diz que é dever do estado fomentar as praticas esportivas e o correspondente direito do cidadão á sua pratica , em outras palavras, o esporte é um direito social garantido na Constituição brasileira.
A defesa e o trabalho pela massificação das Artes Marciais como Missão Educar, leva o entendimento que a excelência do esporte de luta virá com a estrutura de base.
Desde 1997/ as pesquisas das Organizações das Nações Unidas para a Educação , à ciência e cultura a (UNESCO) apontam que a diversão, esporte e atividades culturais são formulas eficientes para afastar a juventude da criminalidade. Não há mais duvidas sobre a ligação da ociosidade e a violência.
Uma política esportiva com um plano de metas a curto médio e longo prazo combinado com bolsas de estudo nas escolas de ensino fundamental, médio e superior propicia esperança e dignidade aos cidadãos.
O esporte é a melhor imagem social, que o Brasil pode apresentar dentro e fora de suas fronteiras.
A Arte Marcial criou um repertorio de possibilidades para os jovens de acordo com a diversidade de seus desejos ,com uma pratica educativa e prazerosa e assim ser um mecanismo de participação e inserção social.

As Artes Marciais vem ao longo dos anos sofrendo mudanças que refletem as mudanças sociais. Pois temos esta modalidade de luta que teve a sua origem nas guerras entre os povos asiáticos que viviam sobre a força dos imperadores da época, um importante instrumento de guerra e defesa pessoal. Mas os tempos mudaram surgiram diferentes armas de fogo e uma violência desmedida entre os povos de uma mesma comunidade e com isto levou as Artes Marciais para o caminho do esporte e suas disputas restringe se praticamente á torneios e com um grande numero de protetores para os seus praticantes.
A Arte Marcial tem como Missão Educar, educar com as artes marciais e o objetivo de reduzir as diferenças sociais como esporte de massa.

Nenhum comentário: