domingo, agosto 20, 2006

Filosofia de Artes Marciais





FILOSOFIA DA ARTE MARCIAL

A arte se revela no entendimento interior da essência das coisas e da formas á relação do homem com a natureza do absoluto.

O objetivo da arte é projetar uma visão interior para o mundo; declarar em uma criação estética, o espírito mais intimo, e as experiências pessoais de um ser humano. É permitir que essas experiências sejam inteligíveis e geralmente reconhecidas da estrutura total de um mundo ideal.Esvazie seu copo para que possa tornar se cheio. Torne se vazio para ganhar a totalidade.

A expressão da Arte marcial é uma exibição do artista, com sua beleza, educação e compostura. Por trás de todos os movimentos, a musica esta sua disciplina intelectual, seu equilíbrio emocional e sua força física.

A arte marcial é uma expressão da vida e transcende o tempo e o espaço, devemos empregar nossa própria essência através da arte para oferecer uma nova forma e um novo significado para a natureza humana ou para o mundo.

A arte se revela no entendimento interior da essência das coisas e da formas á relação do homem com a natureza do absoluto. O objetivo da arte é projetar uma visão interior para o mundo; declarar, em uma criação estética, o espírito mais intimo e as experiências pessoais de um ser humano. É permitir que essas experiências sejam inteligíveis e geralmente reconhecidas da estrutura total de um mundo ideal.

O artista marcial acima de tudo deve cultivar a compaixão, na busca de um mundo fértil para a paz e proteger todas as formas de vida. Remova toda sujeira que tenha acumulado e revele a realidade em sua essência, em sua equidade ou em sua nudez, na busca do equilíbrio.

A verdadeira realidade é a essência do pensamento, e o pensamento é a função da verdadeira,
A arte marcial consiste em instalar uma nova vida na força vital original do todo, a qual dá nascimento a todas as coisas. A harmonia, amor e cortesia são essenciais como fundamento desta nova ordem na vida de cada um praticante.

A arte marcial leva a um processo artístico de ensino aprendizagem, ela penetra em um mundo mais profundo da essência do ser humano, no qual todas a formas de coisas vividas, apreendidas no conhecimento, a percepção do meio em que esta inserido e suas circunstancias, fluem juntas, e onde a harmonia da alma e do tudo e todo possui seu resultado na realidade concreta de vitórias,

Artistas com grande habilidade, não significa perfeição artística. Ela representa um meio continuo ou um reflexo de algum passo no densevolvimento psíquico, cuja perfeição deve ser encontrada não somente no seu aspecto e no formato, mas deve irradiar da alma humana do artista.

A Arte Marcial é o caminho para o absoluto e para a essência humana.O objetivo é abertura de todas as capacidades humanas , pensamento, sentimento, vontade, ação e reação para o ritmo da natureza interna e externa; assim haverá integração do homem e seu meio ambiente em um ecossistema perfeito.

A Arte da Vitória é arte marcial levando a uma paz espiritual, como luz ao alvorecer, o artista usa sua atividade diária para tornar se um vencedor na vida e, então, vivenciar a arte da vitória, equilibrando suas emoções, com sua força física , como mestres da vida, é na essência do espírito.

Na arte marcial a criação do artista é processo interno a Arte da Vitória sobre seu intelecto, suas emoções e seu físico, todos os movimentos, todas as respirações significam um passo no caminho para beleza da alma.

A arte marcial demanda domínio completo das emoções e das técnicas desenvolvidas pela repetição e depois por sua reflexão nas emoções. A expressão da Arte Marcial sem emoção , são movimentos vazios, são como palavras vazias; não tem sentido.

A arte marcial nos leva ao caminho da consciência da vida como processo, uma atividade universal com constante mudança, nada permanece o mesmo, mudando a cada segundo, vivenciado uma única vez. A noite transforma em dia, o alimento colhido na terra, alimenta o comensal que por sua vez entra em uma cadeia alimentar que encerra se no final na terra, origem e fim da transformação, que faz parte de outro ciclo universal macro e micro da vida.
A arte marcial vista com discernimento da racionalidade nos leva ver os extremos, como verdade, por vez acha se que um campeão, ou faixa preta, ou mestre, ou arbitro sob os louros da vitória é o resultado, mas são etapas do caminho, separações e divisões de um todo segmentado no qual opostos estão em conflitos, no momento que toma se consciências da unicidade, que a felicidade e desventura, amor e ódio, moralidade e imoralidade só tem significado em relatividade uns com os outros, e tem sentido somente para quem o vivencia , percebe se os opostos surgem como unidade da metamorfose da vida.

A consciência de unidade onde ar que respiramos, a água que tomamos, o alimento que nos alimenta, são fruto único transformado em metaforize constante da vida, observados que é difícil crer que uma lagarta, é o casulo que é a borboleta, mas em si um mesmo ser tão diferente na sua metamorfose, assim é o caminho da arte marcial que nos leva a esta consciência do único.

As artes marciais ensinam o amor e proteção a todas as coisas como essência sem preconceitos e abraça igualmente toda a criação.

A consciência do ecossistema e biodiversidade , são fundamentos para busca da harmonia e respeito a vida ensinado nas artes marciais.

O caminho da arte marcial é um caminho intuitivo, não existe leis escritas nem doutrinas rigorosas, há necessidade de consciência do certo e errado, para buscar a harmonia e o respeito pela vida.

As filosofias da arte marciais não são estudadas somente pela intelectualidade, mas como integração do intelecto,da emoção, e da força física integrada ao estilo de vida e aplicadas naturalmente ao cotidiano.

O caminho da arte marcial tem diferentes escolas mas todas levam a verdade única.

Se esquecermos a gratidão nossas vidas nada valem, se esquecemos o processo vital do universo, nada pode nos proteger, a técnica marcial nos possibilita, o equilíbrio emocional pautado em vitórias e superação das derrotas, conquistando um vida pela devoção a seus princípios, de conhecimento do certo e do errado e o constante treinamento pessoal na busca da Se esquecemos a gratidão nossas vidas nada valem, se esquecemos o processo vital do universo, nada pode nos proteger, a técnica marcial nos possibilita, o equilíbrio emocional pautado em vitórias e superação das derrotas, conquistando um vida pela devoção a seus princípios, de conhecimento do certo e do errado e o constante treinamento pessoal na busca da educação e aperfeiçoamento constante na sociedade.

A reverencia e a compreensão de Deus como principio criador universal sem nenhuma referencia sobre religiões seitas ou crendices , há que ter uma clareza espiritual que ultrapasse a nossa compreensão comum do mundo, como benção de ter a possibilidade de vive neste universo.

A arte marcial é diversidade são centenas de escolas de causa e efeito, o equilíbrio opera com vistas a manter a qualidade de vida para todos, a essência esta na diversidade cada escola com sua função indispensável, todos compartilham responsabilidades diferentes, trata-se de um sistema de alternância entre o equilíbrio e desequilíbrio que nada escapa na biosfera, a busca da harmonia e todo é alcançada pelos diversos caminhos sem a necessidade de unicidade pois muitos são os caminhos que chegam a um mesmo fim, a paz e harmonia do praticante. A terra é um organismo vivo, com todo o seu ecossistema e biosfera e a vida tal conhecemos constitui parcela de seu processo . Atos de criação e destruição , vida e morte continuam invisiveis para a relativa insensibilidade da percepção humana, as veze ignorados na sua plenitude, toda imprensão, toda ideia flui através do ego distorcido individual e arte marcial ameniza e encaminha o ser para um caminho reto de seu auto conhecimento.

A arte marcial é dado a poucos o caminho da sabedoria, pois ouvireis e não compreendereis; vereis e não percebereis, assim é o ensino e seus segredos.caminho áspero, marcado pelo trabalho, pelo suor e pelas dores reais, pois o conflito tem que ser experimentado e compreendido. A experiência física é exigente e frustrante, onde através da luta é subjugado o ego através da derrota e da vitória, entretanto,é também um caminho animado pela intensidade do desafio, pois este é o caminho da evolução espiritual.

O estudo das artes marciais, são fundamentos da criação deste universo, e os principios do fogo, da agua, do ar, da terra, forças que criaram o fluxo d energia da natureza, e o movimento das galaxias. Tudo isto faz a estrutura universal como forças da vida, reação nuclear, eletromagneticas, gravidade, um ecossistema num ciclo de vida, experimental atraves da pratica da arte.

Aproximar se de Deus, é transpor o abismo,derrubar oposiçoes entre nos e as nossas circunstancias, o que nos levara a percepção da unicidade da vida e o todo, este é um caminho da Arte Marcial.

A arte marcial nos leva a experiencia do conflito, o que não é bom nem mau, é apenas o oposto da harmonia,é um degrau para a criatividade e harmonia.

A arte marcial nos leva através do suor, da dor, das dificuldades, do trabalho e treinamento constante á consciência de nossos limites físicos, da nossa força, da nossa participação no todo, que não estamos sozinhos em lugar algum e não estamos com tudo somente por estar rodeados de muita gente, mas que nossa existência é transformadora conectada a tudo e a toda vida existente e, como tal deve ser respeitada e admirada e sentida na sua essência .

A arte marcial nos leva a adversidade não é bom nem ruim, são apenas vivencia de opostos que nos leva a desafiar nossos conceitos aparando as arestas negativas ou positivas de nossas atitudes, não nos leva a ser ícones, também não nos leva a ser paria, apenas é o caminho de tensão e pressão de treinamentos com aperfeiçoamento constante e a descoberta de nossos limites levando nos ao criador.

A arte marcial consiste em constante treinamento, continuidade, a essência não esta na força ou na flexibilidade, nas vitórias ou derrotas, em ser ou não ser algo, mas na continuidade de um processo transformador, conscientizando diante dos conflitos na busca da harmonia.

Nenhum comentário: